Você provavelmente já ouviu falar em internet por fibra óptica, afinal ela tem sido ampliada para cada vez mais cidades brasileiras. Em Belo Horizonte não é diferente, por isso, vamos te explicar direitinho como funciona e porque ela tem diversas vantagens, como maior velocidade e estabilidade.
Basicamente, isso é possível porque não é usada eletricidade na transmissão, como nas conexões DSL que usa fios de cobre. Nesse tipo de rede os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra óptica, que permitem maior largura de banda, levando-a a locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade. Essa conversão pode ser feita por laser (fibra monomodo) ou LED (multimodo).
No primeiro caso, no entanto, só é possível trabalhar com um sinal por vez, porque é usada apenas uma fonte de luz. Por outro lado, é possível transmitir a longas distâncias – de até 80 km – sem qualquer perda na qualidade. Já no segundo tipo, são diversos sinais ao mesmo tempo. Mais barato e recomendado para redes domésticas, deve ser usado somente em curtas distâncias, de cerca de 300 metros.
Como são esses cabos?
Apesar de a primeira vista parecerem comuns, para que a luz viaje até os usuários levando o sinal, são necessárias várias camadas. Na parte interna, os fios de fibra óptica contam com uma fibra de fortalecimento, um revestimento chamado de coating, uma camada de refração e o núcleo, feito em vidro.
A primeira camada mais externa serve justamente para proteger a mais interna, evitando que o cabo torça ou dobre com facilidade. O segundo revestimento, por sua vez, protege o interior da luz natural, que também é prejudicial para o fluxo de dados. Já a parte de refração é a responsável pela transmissão dos feixes de luz.
E quais as vantagens?
As principais delas são a maior velocidade e estabilidade de transmissão, assim o usuário não precisa ficar esperando ansiosamente o carregamento de páginas ou downloads lentos, e consegue realizar videoconferências com mais qualidade, por exemplo.
Outro ponto é a menor degradação de sinal. Na fibra óptica, a intensidade do sinal não diminui abruptamente à medida que os usuários se afastam do provedor. Essa tecnologia também sai na frente em menor latência. O termo é usado para descrever os atrasos que um pacote de dados leva para percorrer a rede de um ponto a outro.
Além disso, os cabos têm imunidade a interferências eletromagnéticas. Portanto, o sinal não se degrada ou desaparece, porque os dados são transmitidos através da luz e não por correntes elétricas em meios condutores como o cobre. Os cabos de fibra óptica, também são mais fáceis de instalar por possuírem diâmetros menores e serem mais flexíveis.
Gostou de saber mais? Se quiser aproveitar as vantagens da internet por fibra óptica, conheça nossos planos, escolha o ideal para você e navegue com a internet mais rápida de BH!
Blink, sua internet do seu jeito!